Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Teoria da atividade

A teoria da atividade explica como os seres humanos realizam atividades em situações cotidianas, individualmente e em sociedade. É uma teoria útil para compreendermos a colaboração mediada por tecnologias computacionais.
Nessa teoria, a atividade é a unidade mínima de significado para compreender as ações de um sujeito. O sujeito pode ser uma pessoa ou um grupo. O objeto é concreto como um documento, ou abstrato como uma ideia ou decisão a ser tomada. Um sujeito realiza ações sobre um objeto para alcançar um objetivo.


Outro conceito fundamental da teoria é a realização da atividade por mediação de artefatos, como representado na Figura acima. Artefatos físicos, como ferramentas e máquinas, têm grande impacto sobre a atividade realizada.
Numa perspectiva evolucionária, o ser humano não deve ser analisado apenas individualmente,mas também na sua dimensão coletiva, um ser que vive em sociedade. Para compreendera atividade e o desenvolvimento da espécie, devemos considerar também a população e a comunidade, o grupo em que o sujeito se encontra, o coletivo imediato. Na realização de uma atividade, as ações são frequentemente reguladas socialmente em decorrência da interação social. De forma análoga à função mediadora dos artefatos na relação entre o sujeito e o objeto, a atividade coletiva é mediada pela divisão de trabalho, e a vida em sociedade é mediada por regras coletivas – veja na Figura a seguir:
Para a Teoria da Atividade, a mediação é o que possibilita a evolução da cultura humana. O que antes era natural e ecológico passou a ser histórico e econômico. A atividade, que costumava ser uma adaptação ao meio, foi transformada em consumo subordinado a três aspectos: produção (cooperação), distribuição (coordenação) e troca (comunicação).
O Modelo de Atividades, apresentado na figura acima, é considerado a menor e mais simples unidade que preserva a essência da qualquer atividade humana, simplifica a realidade complexa das práticas cotidianas, induz a focalizar nos elementos mais relevantes e no inter-relacionamento entre eles.
A teoria da atividade fornece um método de compreensão e análise de um fenômeno, encontrando padrões e fazendo inferências através de interações, descrevendo fenômenos e apresentando fenômenos através de uma linguagem e retórica embutida. Uma atividade em particular é uma interação propositada ou dirigida a objetivos de um sujeito com um objeto através do uso de ferramentas. Essas ferramentas são formas exteriorizadas de processos mentais que se manifestam em construções, sejam elas físicas ou psicológicas. A teoria da atividade reconhece a internalização e a externalização de processos cognitivos envolvidos na utilização de ferramentas, bem como a transformação ou desenvolvimento que resulta da interação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário