Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Um pouco mais sobre o Assunto


Uma das principais características da sociedade do século XXI Depois da Era Comum é a capacidade de colaboração entre pessoas para execução de tarefas. Colaboração pode ser resumida pelos “[...] esforços mútuos de dois ou mais indivíduos no desempenho de atividades tendentes à execução de tarefas específicas.” (TURBAN; MCLEAN; WETHERBE, 2004, p.135). Os membros dos grupos podem trabalhar juntos em diversas tarefas e processos organizacionais, como desenhar produtos, promover o ensino mútuo, trabalhar com clientes, fornecedores e outros parceiros, além de trabalhar na tomada de decisões. Neste sentido, a tecnologia através de redes de computadores, sistemas portáteis e softwares específicos têm servido de apoio a permitir uma integração impossível de se obter no passado. (TURBAN; MCLEAN; WETHERBE, 2004).
Mas porque a necessidade de colaboração quando a maioria dos bens de produção historicamente foram produzidos de forma mais ou menos individual e hierarquizada ? Apesar de muitas atividades poderem ser realizadas de forma individual, a globalização e avanço da tecnologia têm levado a necessidade de criação e desenvolvimento rápido de produtos. As organizações têm notado que individualmente, as pessoas raramente detêm todo o conhecimento necessário para a execução de um projeto, e que um conjunto de pessoas pode solucionar mais rapidamente os objetivos estabelecidos. Os sistemas colaborativos assim buscam utilizar o poder das equipes, estabelecendo os mecanismos que permitam a colaboração entre indivíduos de um ou mais grupos de trabalho.
Sistemas Colaborativos são sistemas de informação baseadas em redes de computadores, sistemas de software, além de conceitos de sistemas distribuídos, comunicação multimídia, ciência da informação e teorias sócio-organizacionais, que visam facilitar os trabalhos em grupos, através de mecanismos de interação, controle, coordenação, colaboração e comunicação, mesmo que seus usuários estejam em locais e tempos diferenciados. O principal objetivo de um sistema colaborativo é permitir o trabalho em equipe e diminuir as barreiras impostas pelo espaço físico e o tempo (CAMARGO, KHOURI, GIAROLA, 2005).
Os sistemas colaborativos são conhecidos por diversos outros termos dentro da literatura especializada: sistemas cooperativos, sistemas CSCW (Computer Supported Cooperative Work - Trabalho Colaborativo Apoiado por Computador) , Online Collaboration (Colaboração on-line), Web Collaboration (Colaboração em rede), Collaboration tools (Ferramentas de colaboração), Ambiente de Colaboração, Ambiente Colaborativo, entre outros.

Referências
1. Depois da Era Comum ou DEC, em oposição à Antes da Era Comum (AEC)
2. Diversos autores colocam os Sistemas Colaborativos como um tipo de Sistema de Informação voltado para o apoio às operações (O'BRIEN, 2002).
3. Computer Supported Cooperative Work ou CSCW define o estudo de sistemas baseados em computador que suportam grupos de pessoas engajadas em uma tarefa ou objetivo comum. Não deve ser confundido com o conceito de Groupware, que nada mais é senão uma ferramenta que apoia o CSCW, ou seja, uma aplicação desenvolvida a partir de conceitos estudados em CSCW. 


Bibliografia
Obtida de "https://pt.wikiversity.org/w/index.php?
title=Introdução_aos_Sistemas_Colaborativos/Introdução&oldid=46937"
Categoria: Introdução aos Sistemas Colaborativos

Nenhum comentário:

Postar um comentário