Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Teoria da evolução da colaboração (“tit for tat”)

A Teoria da Evolução da Colaboração explica como a colaboração emerge e se mantém num cenário competitivo. Essa teoria surgiu na década de 1970, em competições promovidas pelo cientista político Robert Axelrod. Nessas competições, para as quais vários estudiosos da Teoria dos Jogos enviaram suas propostas de estratégias, a estratégia vencedora foi “tit for tat”, que neste texto será traduzido para “toma lá dá cá”. Essa estratégia foi proposta pelo matemático Anatol Rapoport, e segue três regras básicas:
 
A estratégia do “toma-lá-dá-cá” é uma estratégia que promove a colaboração em prol do benefício comum. Ela é uma variação do dilema do prisioneiro, realizado em várias rodadas, onde o participante percebe a estratégia do adversário e age da mesma forma: se o adversário colabora, ele também colabora. Se o adversário trair, ele perde a confiança e trai na rodada seguinte também, mas está sempre disposto a perdoar, caso o adversário volte a contribuir.
O toma-lá-dá-cá equivale ao que se chama “altruísmo recíproco” em biologia, em que espécies ou indivíduos participantes de uma relação podem obter vantagens mútuas se cooperarem.
O toma-lá-dá-cá é uma estratégia vitoriosa em competições de jogos com o dilema do prisioneiro, mas apesar disso apresenta problemas. Primeiramente, depende da interpretação correta da ação do outro indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário